FICHAMENTO
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e Papéis da Tecnologia na Gestão
Escolar. Gestão escolar e tecnologias. Formação de Gestores para uso das
Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo, PUC-SP, 2004.
O autor traz um tema muito debatido na atualidade em que envolve a
inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em uma unidade
escolar através de seus gestores, e enfatiza as funções da tecnologia a ser
implantada e realça um método bastante eficiente e simples para o processo de inserção
das TIC.
São destacados alguns pontos relevantes em que o autor destaca a
importância crucial da mente humana em usar a tecnologia a seu favor, afim de
transformar dados em informação, item que a tecnologia faz, e informação obtida
com a ajuda da tecnologia em
conhecimento, pois para haver uma transformação de dados em conhecimento é
extremamente importante que haja a participação da mente humana neste processo.
´´ Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam
relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes
gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma
certa instituição. O sucesso ou o fracasso organizacional depende, muitas
vezes, em saber de quais deles precisamos, com quais contamos e o que podemos
fazer com cada um. Por isso, embora possa parecer que essas diferenças sejam
claras vamos analisar as distinções entre elas.`` (p. 1)
´´ Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos,
relativos a eventos.``(p. 1)
´´ Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação
audível ou visível, é uma mensagem.``(p. 2)
´´ Computadores podem ser grandes aliados dos gestores da
transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no
que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também
para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo
e à condensação dos dados.``(p. 3)
´´ O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo
e bem mais rico do que os dados e as informações. Quando nos referimos a
indivíduos, podemos falar que são esclarecidos, informados e que têm
conhecimentos sobre um determinado assunto, o mesmo não se pode dizer de
manuais e livros. Esses últimos podem estar repletos de informações, mas não de
conhecimentos, ou seja, para produzir conhecimento é necessário que haja
mente(s) que trabalhe(m). Além de incorporar experiências, valores, informações
contextualizadas, insights, conhecimentos pressupõe que conhecimento
proporcione uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências e
informações.`` (p. 3)
´´ Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira
que informações, derivam de dados. A capacidade de transformar informação em
conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da
mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana. Para que tal
transformação ocorra deve haver:`` (p. 4)
´´ Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de
momentos de troca de experiências entre professores e funcionários.``(p. 6)
´´ Conforme foi analisado anteriormente, a produção de uma
informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a
informação. Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais
previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e
produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam
em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a
necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela
organização.``(p.8)
Conforme texto que abrange de forma muito eficiente o tema
debatido e a experiência no cotidiano vivido, as tecnologias de informação e
comunicação (TIC) sofrem na unidade escolar uma resistência, não só por parte
dos gestores, mas também por parte dos professores que compõem uma das partes
muito importante da escola, fazendo com que a inserção das TIC no dia a dia
seja demorada e ineficiente.
É de extrema importância que a unidade escolar esteja inserida em
um contexto onde haja ligação entre as partes que desenvolvem o uso das TIC,
pois é claro e evidente que a tecnologia veio para ser eficiente, porém ao dar
o primeiro passo para o uso das mesmas é necessário ter toda a logística
pré-existente, para que se possa exercer um trabalho eficiente e
objetivo.
Ao analisar as partes que compõem a base para o funcionamento das
TIC, fica claro que é necessária toda uma estrutura para que as TIC sejam
inseridas em um cotidiano, com programas de fácil manejo, equipe
especializada e preparada para dar o tutorial da ferramenta tecnológica a
ser utilizada e tempo hábil, afim de que a inserção seja eficiente
e promissora. É necessário também uma abertura daqueles que utilizarão a
ferramenta a seu favor, eliminando toda restrição e estando sempre aberto a
mudanças que a inserção trará.
Desta forma, o uso das TIC transformará os dados em conhecimento,
pois terá a participação da mente humana na parte mais importante deste
processo e a ajuda das TIC mediando a conclusão do mesmo, findando desta forma,
o ciclo que transforma dados em informação, e informação em conhecimento.
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