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quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tecnologias de informação e comunicação



                                                                      FICHAMENTO


VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e Papéis da Tecnologia na Gestão Escolar. Gestão escolar e tecnologias. Formação de Gestores para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo, PUC-SP, 2004.

 

O autor traz um tema muito debatido na atualidade em que envolve a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em uma unidade escolar através de seus gestores, e enfatiza as funções da tecnologia a ser implantada e realça um método bastante eficiente e simples para o processo de inserção das TIC.

São destacados alguns pontos relevantes em que o autor destaca a importância crucial da mente humana em usar a tecnologia a seu favor, afim de transformar dados em informação, item que a tecnologia faz, e informação obtida com a ajuda da tecnologia  em conhecimento, pois para haver uma transformação de dados em conhecimento é extremamente importante que haja a participação da mente humana neste processo.

 

´´ Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição. O sucesso ou o fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais deles precisamos, com quais contamos e o que podemos fazer com cada um. Por isso, embora possa parecer que essas diferenças sejam claras vamos analisar as distinções entre elas.`` (p. 1)

´´ Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.``(p. 1)

´´ Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem.``(p. 2)

´´ Computadores podem ser grandes aliados dos gestores da transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados.``(p. 3)

´´ O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações. Quando nos referimos a indivíduos, podemos falar que são esclarecidos, informados e que têm conhecimentos sobre um determinado assunto, o mesmo não se pode dizer de manuais e livros. Esses últimos podem estar repletos de informações, mas não de conhecimentos, ou seja, para produzir conhecimento é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m). Além de incorporar experiências, valores, informações contextualizadas, insights, conhecimentos pressupõe que conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências e informações.`` (p. 3) 

´´ Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana. Para que tal transformação ocorra deve haver:`` (p. 4)

´´ Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários.``(p. 6)

´´ Conforme foi analisado anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação. Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.``(p.8)
 
Conforme texto que abrange de forma muito eficiente o tema debatido e a experiência no cotidiano vivido, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) sofrem na unidade escolar uma resistência, não só por parte dos gestores, mas também por parte dos professores que compõem uma das partes muito importante da escola, fazendo com que a inserção das TIC no dia a dia seja demorada e ineficiente.

É de extrema importância que a unidade escolar esteja inserida em um contexto onde haja ligação entre as partes que desenvolvem o uso das TIC, pois é claro e evidente que a tecnologia veio para ser eficiente, porém ao dar o primeiro passo para o uso das mesmas é necessário ter toda a logística pré-existente, para que se possa exercer um trabalho eficiente e objetivo. 

Ao analisar as partes que compõem a base para o funcionamento das TIC, fica claro que é necessária toda uma estrutura para que as TIC sejam inseridas em um cotidiano, com programas de fácil manejo, equipe especializada e preparada para dar o tutorial da ferramenta tecnológica a ser utilizada e tempo hábil, afim de que a  inserção  seja eficiente e promissora. É necessário também uma abertura daqueles que utilizarão a ferramenta a seu favor, eliminando toda restrição e estando sempre aberto a mudanças que a inserção trará.

Desta forma, o uso das TIC transformará os dados em conhecimento, pois terá a participação da mente humana na parte mais importante deste processo e a ajuda das TIC mediando a conclusão do mesmo, findando desta forma, o ciclo que transforma dados em informação, e informação em conhecimento.

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