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Fichamento 1
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e Papéis da Tecnologia na Gestão Escolar. Gestão escolar e tecnologias. Formação de Gestores para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo, PUC-SP, 2004.

 

O autor traz um tema muito debatido na atualidade em que envolve a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em uma unidade escolar através de seus gestores, e enfatiza as funções da tecnologia a ser implantada e realça um método bastante eficiente e simples para o processo de inserção das TIC.

São destacados alguns pontos relevantes em que o autor destaca a importância crucial da mente humana em usar a tecnologia a seu favor, afim de transformar dados em informação, item que a tecnologia faz, e informação obtida com a ajuda da tecnologia  em conhecimento, pois para haver uma transformação de dados em conhecimento é extremamente importante que haja a participação da mente humana neste processo.

 

´´ Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição. O sucesso ou o fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais deles precisamos, com quais contamos e o que podemos fazer com cada um. Por isso, embora possa parecer que essas diferenças sejam claras vamos analisar as distinções entre elas`` (p. 1).

´´ Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos``(p. 1).

´´ Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem``(p. 2).

´´ Computadores podem ser grandes aliados dos gestores da transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados``(p. 3).

´´ O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações. Quando nos referimos a indivíduos, podemos falar que são esclarecidos, informados e que têm conhecimentos sobre um determinado assunto, o mesmo não se pode dizer de manuais e livros. Esses últimos podem estar repletos de informações, mas não de conhecimentos, ou seja, para produzir conhecimento é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m). Além de incorporar experiências, valores, informações contextualizadas, insights, conhecimentos pressupõe que conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências e informações`` (p. 3). 

´´ Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana. Para que tal transformação ocorra deve haver`` (p. 4).

´´ Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários``(p. 6).

´´ Conforme foi analisado anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação. Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização``(p.8).

 

Conforme texto que abrange de forma muito eficiente o tema debatido e a experiência no cotidiano vivido, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) sofrem na unidade escolar uma resistência, não só por parte dos gestores, mas também por parte dos professores que compõem uma das partes muito importante da escola, fazendo com que a inserção das TIC no dia a dia seja demorada e ineficiente.

É de extrema importância que a unidade escolar esteja inserida em um contexto onde haja ligação entre as partes que desenvolvem o uso das TIC, pois é claro e evidente que a tecnologia veio para ser eficiente, porém ao dar o primeiro passo para o uso das mesmas é necessário ter toda a logística pré-existente, para que se possa exercer um trabalho eficiente e objetivo. 

Ao analisar as partes que compõem a base para o funcionamento das TIC, fica claro que é necessária toda uma estrutura para que as TIC sejam inseridas em um cotidiano, com programas de fácil manejo, equipe especializada e preparada para dar o tutorial da ferramenta tecnológica a ser utilizada e tempo hábil, afim de que a  inserção  seja eficiente e promissora. É necessário também uma abertura daqueles que utilizarão a ferramenta a seu favor, eliminando toda restrição e estando sempre aberto a mudanças que a inserção trará.

Desta forma, o uso das TIC transformará os dados em conhecimento, pois terá a participação da mente humana na parte mais importante deste processo e a ajuda das TIC mediando a conclusão do mesmo, findando desta forma, o ciclo que transforma dados em informação, e informação em conhecimento.



Fichamento 2



ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.

 

A autora traz a partir da análise do texto uma amostra de que não tem limite físico e de conhecimento quando se usa as tecnologias de comunicação e informação (TIC) em uma unidade escolar. Com a inserção da internet na escola ,o poder de atingir os alunos em seus grupos virtuais se torna muito mais fácil e participativo,o que torna o conhecimento uma fonte de alimento para o aluno sedento às novas ferramentas oferecidas pela escola. É evidenciado também no texto a importância de se manter na sociedade uma linha aberta através das TIC,propiciando uma gestão participativa,onde alunos,pais, professores e equipe técnica possam solucionar os problemas propostos de forma conjunta e eficiente.

 

 ´´ Tais atividades levaram à compreensão de que o uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC na escola, principalmente com o acesso à Internet (2), contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação; permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior. Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos  ``(p.01).

´´ Assim, as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem ``(p.02).

´´ A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior freqüência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico da sala de aula. As mudanças se estendem aos diferentes aspectos envolvidos com a gestão do espaço e do tempo escolar, com a esfera administrativa e pedagógica. Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem `` (p.04).

´´ Tais ambientes virtuais, denominados também de redes colaborativas de aprendizagem, permitem aos participantes trocar informações e respectivas experiências, estimular a discussão de problemáticas e temas de interesses comuns, incentivar o desenvolvimento de atividades colaborativas para compreender seus problemas e encontrar alternativas para enfrentá-los e sobrepujá-los. Entre os recursos disponíveis na Web (3), existe uma diversidade  de espaços que propiciam a interação e o desenvolvimento de atividades colaborativas com a participação de educadores, pesquisadores, especialistas, alunos e instituições que se dedicam à produção de novos conhecimentos `` (p.06).

´´ Assim, gestores escolares terão informações disponíveis que lhes permitam identificar problemas e buscar alternativas de solução por meio do diálogo; selecionar e articular informações que tragam subsídios à tomada de decisões; acompanhar em nível macro as ações desenvolvidas tanto no âmbito administrativo quanto pedagógico, de modo a adquirir uma visão do todo da escola; identificar e incentivar as ações inovadoras e criar uma rede de comunicação que possa favorecer a constituição da escola como uma comunidade de aprendizagem ``(p.07).

 

É de extrema importância que uma unidade escolar tenha várias ferramentas tecnológicas para seu uso diário, afim de tornar eficiente o trabalho exercido no cotidiano. Muito embora as TIC quando bem utilizadas são sempre bem vindas ,ainda mais se utilizadas com sabedoria como visto no texto.

Os gestores devem por obrigação estarem inseridos em um contexto onde o uso das TIC sejam de conhecimento da direção, afim de proporcionar uma agilidade no uso das mesmas. Para realizar uma comunidade colaborativa, é de suma importância que o gestor tenha conhecimento pleno do seu desenvolvimento, para que não falte em momento algum conhecimento técnico para atingir os mais variados ambientes existentes dentro e fora da unidade escolar.É como um organograma, os gestores devem dividir bem as obrigações ,para que cada um conheça muito bem o seu papel,pois desta forma se atingirá o objetivo de forma eficiente e rápida.  

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